Traje Folclórico Português

Anatomia do Avental de Viana

O avental de Viana faz parte do traje típico da lavradeira do Minho – Portugal. A Lavradeira lavra a terra, é uma camponesa, normalmente com posses, podendo até ser a que lavra com agulha, ou seja, borda. É o traje mais divulgado internacionalmente, impulsionado pela República, pelo Estado Novo, e enfim pelo turismo. Os gringos identificam-o mais facilmente como sendo ” o traje folclórico português”, mas nós sabemos que tal coisa não existe, em nenhum país.

Então, aqui está a ANATOMIA deste avental 👇🏻 dividido em 3 partes:

  • FITA/TIRA – AMARRAR NA CINTURA
  • CÓS DO AVENTAL
  • CORPO – TECIDO feito em TEAR

1- A FITA

 Usada Normalmente é o “Galão de lã” ou fita de nastro. Em inglês ela é chamada de worsted wool tape, mas também pode ser tipo twill tape, de lã ou algodão. Perfeita para dar um acabamento grosso e seguro ao cós, e possibilita uma boa amarração na cintura. Também pode ser necessária pra dar acabamento às laterais e a bainha do avental, e às vezes até decorada com bordados e beijinhos. O tamanho que devemos cortar a fita vai depender totalmente da sua cintura, deixando bastante folga para dar um laço atrás.

2- O CÓS DO AVENTAL

O cós apareceu durante a pesquisa com várias nomenclaturas: TRINCHA, FUNÉU, TIRA OU EMENDA – Consiste numa tira pregueada de tecido menos espesso que o corpo, normalmente em linho, estopa, ou baeta (lã fina batida). A técnica para dar este efeito, se chama “pregas de imprensa” ou Cartridge Pleating em inglês. Sobre o cós pode-se decorar com bordado a ponto cruz, bordado livre e até com miçangas e lantejoulas. Segundo o Livro de Certificação do traje, essa trincha deve ter entre 10 a 12 cm.

3- O CORPO

O corpo é composto por um tecido feito em tear manual, com fios de lã natural, podendo ser monocromático ou bem colorido. Talhado no sentido da teia, é semelhante aos utilizados nas saias, com a trama totalmente lisa – simples, ou com relevos, chamados vulgarmente de puxados, topes ou “moscas”. Podem ter mais ou menos elementos decorativos, listrados, geométricos ou desenhos orgânicos como pássaros, flores e silvas. O tipo de decoração vai depender da época representada…

Mais informações e curiosidades sobre esta peça, você encontra assistindo o vídeo! ♥

Conheça um pouco da sua história e veja o passo-a passo de como faço o bordado do cós do avental de Viana!
0
    0
    Suas Comprinhas
    Seu carrinho está vazio!Voltar para loja